Volumes projetam-se sobre vazio de 15 m de altura, em Bento Gonçalves, RS, de Pedro Simch, Enrique Souza e Fernando Guerra | aU - Arquitetura e Urbanismo

Edifícios

Dellanno . Bento Gonçalves, RS

Volumes projetam-se sobre vazio de 15 m de altura, em Bento Gonçalves, RS, de Pedro Simch, Enrique Souza e Fernando Guerra

POR SIMONE SAYEGH FOTOS ROBERTO MAJOLA
Edição 188 - Novembro/2009

A cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, é famosa pela natureza domada, pela paisagem turística e pelos vinhos produzidos ali, que estão entre os melhores nacionais. Essa vocação nasceu quando ainda era uma colônia, e em 1890 ganhou seu nome em homenagem ao herói farroupilha, Bento Gonçalves da Silva. Outra vertente de destaque é a da indústria moveleira: há cerca de 330 indústrias de móveis produzindo na região. Dentre elas, a Dellanno, especializada em móveis planejados.

A empresa necessitava de um espaço de exposições dinâmico e atraente para divulgar suas duas linhas de mobiliário, a Dellanno e a Favorita. O projeto de arquitetura do novo showroom da empresa também nasceu gaúcho, fruto da união entre um arquiteto com 50 anos de experiência, Pedro Simch, e dois jovens formados ainda no meio de nossa década, Enrique Sousa e Fernando Guerra. A união entre cabeças de diferentes gerações forma um caldo de referências que pode produzir ideias com grande qualidade, e surpreendentemente atemporais.

A função de um showroom é, basicamente, conter e expor da melhor maneira possível todas as épocas e tendências, permitir a definição de temporalidades e ainda assim se manter isento delas. A nossa viagem à serra gaúcha encontrou muito mais que isso. "Em geral os showrooms são caixas herméticas, com paredes cegas. Mas criamos prédios altamente permeáveis e integrados com a natureza", explica Pedro Simch.

De fato, o conjunto de 2,2 mil m2 está literalmente incrustado no sopé de um pequeno vale e abraça cada desnível do terreno irregular. Nasce na forma de uma construção térrea livre de interferências, confinada apenas por vidros piso-teto marcados pela ortogonalidade de sutis esquadrias de alumínio pretas. O volume transparente apresenta linhas elegantes, vide a robusta platibanda que nasce a partir do forro interno e se projeta contínua além da pele de vidro, formando uma marquise sustentada por dois delgados pilares de concreto. O ambiente é reservado a eventos e exposições artísticas, e também conta com um espaço gourmet de apoio.

Na porção lateral, uma escada de concreto com revestimento de aço inox desce em curva ao subsolo, onde encontra um auditório com capacidade para 80 pessoas, aberto para o terreno escavado, e um estacionamento enterrado que ocupa toda a porção posterior.

A partir da área de eventos, dois volumes retangulares abrigam os showrooms. Quase paralelos, os braços atravessam transversalmente o terreno longitudinal e, como se faltasse solo suficiente para o apoio, projetam-se para um vazio de 15 m de altura, como se fossem saltar sobre as serras em uma resposta enfática do homem à força da natureza. Quem permite o dramático balanço são lajes de concreto e robustas vigas, sobre as quais sustentam-se pilares e estrutura de cobertura metálicos. A transparência retorna, dessa vez marcada por esquadrias mais encorpadas, na forma de janelas que permitem ventilação natural. A luz entra por todos os lados, assim como a cor do intenso paisagismo do entorno. "Quem definir os layouts para os showrooms vai ter de inovar e saber lidar com a transparência e a natureza", explica Simch. A pureza formal é complementada por pilares periféricos externos, destacados e modulados, que liberam toda a área interna para a disposição livre dos móveis.

A transição entre o volume da recepção e os espaços expositivos é marcada por paredes de pedras basálticas, com saliências e reentrâncias que se contrapõem à leveza dos vidros. A rocha é natural da região e está presente em todos os paramentos que transmitem força e sustentação, como as paredes de vedação do estacionamento e os orgânicos muros de arrimo que acompanham a topografia do terreno. "A escolha é resultado de um trabalho intenso de busca de pedras da região e pesquisa de tipos de paginação e coloração", explica Enrique Souza.

Já os revestimentos internos acompanham o conceito de flexibilidade necessária à montagem dos layouts. O forro é composto de aletas, réguas de MDF pintadas de branco que permitem a alteração da iluminação de acordo com a disposição do mobiliário. "Como a cada dois meses todos os showrooms são alterados, o forro permite qualquer alteração luminotécnica que o projeto exija", explica Souza. Para o piso foi escolhido um porcelanato polido semibrilho, neutro, que compete com o prédio, a pedra e o vidro.

EXHIBITION OF CONCEPTS
There are some 330 furniture manufacturers operating in the region of the City of Bento Gonçalves, at the Gaúcha Highlands. Among them Dellano, specialized in customized furniture, which has invested in a dynamic exhibition space to disclose their two furniture product lines. The architectural project is the result of the coming together of an architect with 50 years of experience, Pedro Simch, and two recently graduated-youths, Enrique Sousa e Fernando Guerra. The 2.2 thousand m2 is literally inlaid at the bottom of a small valley, and embraces each level of the uneven ground lot. A robust platband projects itself continuously beyond the glass skin, forming a marquise supported by two thin, concrete pillars. Two rectangular volumes shelter the showrooms and cross the longitudinal lot at ninety degrees projecting themselves to a 15m-high void. Concrete slabs and robust beams allow the overhang, on which pillars and metal cover structure support themselves. The formal purity is complemented by external peripheral pillars, detached and modulated, which liberate the internal area for free disposition of furniture. The transition from the reception to the exhibition space is marked by basalt stones walls, which interpose themselves against the lightness of the glasses.



Destaques da Loja Pini
Aplicativos
Agenda Ver mais
de 23/08/2017 a 25/08/2017

Concrete Show South America

de 21/08/2017 a 25/08/2017

Curso de montador de drywall da Knauf

de 21/08/2017 a 25/08/2017

Curso avançado de drywall da Knauf

de 23/08/2017 a 27/08/2017

26ª Feira de Imóveis do Paraná