Gesto Arquitetos projeta masterplan e edifícios no Ecoparque Industrial da Natura, em Benevides, PA | aU - Arquitetura e Urbanismo

Edifícios

Gesto Arquitetura . Benevides, PA . 2010/2014

Gesto Arquitetos projeta masterplan e edifícios no Ecoparque Industrial da Natura, em Benevides, PA

POR URSULA TRONCOSO FOTOS NELSON KON
Edição 254 - Maio/2015

Tudo começou com um concurso fechado conduzido pela empresa Natura, que chamou escritórios de arquitetura para propor um projeto para sua nova fábrica, no Estado do Pará. 'Entregamos um caderno', fala Newton Massafumi, sócio do escritório Gesto Arquitetura, assustado ao ver maquetes grandiosas sendo entregues na data estipulada. Passaram da primeira fase dois escritórios - sendo o Gesto um deles -, que tiveram 30 dias para afinar a proposta e apresentar para uma banca-júri. O escritório não só passou para a segunda fase como levou o projeto.

'Isso foi no segundo semestre de 2010', conta Tânia Parma, também sócia do escritório. De lá para cá muita água passou pela baía de Belém até chegarem à construção da primeira fase de implantação do projeto. Para conseguir dar conta do recado - um lote de 178 hectares, mais ou menos 144 campos de futebol - a estratégia foi fazer por partes. Primeiro foi criado um Plano Diretor de Ocupação que definiu eixos, setores e a parte destinada à construção. 'A ideia da Natura era fazer um parque industrial em que a palavra chave fosse simbiose', explica Newton.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista aU - Arquitetura e Urbanismo

Outras opções



Destaques da Loja Pini
Aplicativos