Objetos turísticos ganham novos usos em agência de viagens com organização horizontal e em equipe | aU - Arquitetura e Urbanismo

Interiores

Dante Della Manna Arquitetura . São Paulo . 2016

Objetos turísticos ganham novos usos em agência de viagens com organização horizontal e em equipe

POR GIOVANNA GHELLER FOTOS DANIEL DUCCI
Edição 272 - Novembro/2016

De uma casa no bairro paulistano do Brooklin - marcada por vários espaços pequenos e segmentados -, para o 14º andar de um edifício recém-lançado na Vila Olímpia, a troca de sede da agência de viagens Traveland resume o sonho de muita gente quando a empresa comunica que está 'de mudança'.

A reorganização dos espaços, a cargo do escritório Dante Della Manna Arquitetura, visou atender à reestruturação nas funções da equipe, que passou a atuar de forma mais horizontal e por células de trabalho. Com liberdade para criar e um pavimento completamente livre, os arquitetos optaram por espaços amplos, alegres e coloridos, que tirassem partido do encontro casual entre as pessoas e contribuíssem para o novo formato de trabalho.

A entrada duplamente envidraçada - com o vidro do lado externo, translúcido e adesivado com um mapa-múndi pontilhado de branco, e, do lado interno, um polivinil butiral (PVB) laminado -, proporciona integração imediata entre exterior e interior. À direita está a maior das quatro salas de reunião. Ela é composta por seis mesas individuais agrupadas e que abrigam até 16 lugares. Aqui, chama atenção a grande chapa metálica com aproximadamente 100 globos terrestres, utilizados como luminárias sobre a mesa central. Para Antonio Mantovani Neto, um dos responsáveis pelo projeto, 'utilizar um objeto comum fora de sua função original foi uma forma de fugir do óbvio na decoração do espaço'. Foram utilizados globos de diferentes volumes e cores para criar alturas e padrões irregulares. 'O desafio foi fixá-los a uma chapa metálica, cortada e dobrada, e cuja estrutura suportasse o peso. As lâmpadas escolhidas foram as de LED, por fornecerem boa iluminação e durabilidade', completa.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista aU - Arquitetura e Urbanismo

Outras opções