Criado pelo Studio Fuksas, complexo monumental La Nuvola em Roma, na Itália, tem volumetria ortogonal em referência à arquitetura racionalista da década de 1930 | aU - Arquitetura e Urbanismo

Edifícios

Studio Fuksas. Roma, Itália. 2016

Criado pelo Studio Fuksas, complexo monumental La Nuvola em Roma, na Itália, tem volumetria ortogonal em referência à arquitetura racionalista da década de 1930

POR: CARINE SAVIETTO FOTOS: LEONARDO FINOTTI
Edição 274 - Janeiro/2017

'Eu estava no litoral. Nuvens eram sopradas rapidamente pelo céu por um vento forte. Conforme eu olhava para elas, me lembrei de um sonho que eu havia tido, que envolvia construir um prédio sem nenhuma forma cristalizada.' É com essa imagem idílica que o arquiteto Massimiliano Fuksas evoca o momento em que teve a ideia decisiva para o desenho do Nuovo Centro Congressi, o novo centro de convenções de Roma, não por acaso apelidado de La Nuvola ('A Nuvem', em italiano).

Assinado por ele e Doriana Fuksas, sua mulher e sócia no Studio Fuksas, o complexo combina a aura poética com números impressionantes. Com 55 mil m², segundo os autores, é a maior construção erguida na Itália nos últimos 50 anos. Foi inaugurado em outubro de 2016, mas sua história começou bem antes, em meados de 1998, quando teve início o concurso público para a criação do espaço, cujo júri foi presidido por Norman Foster. Aprovada em 2004, a proposta definitiva conta com auditórios e salas de exibição com capacidade total para mais de 8 mil pessoas, além de um hotel com quase 500 quartos.

Localizado no sul da região central de Roma, no distrito de EUR, o conjunto ostenta, externamente, linhas simples e ortogonais, seguindo os preceitos da arquitetura racionalista italiana da década de 1930, que domina o bairro. Eis a razão de o edifício principal se apresentar, simplesmente, como um grande invólucro, uma caixa feita com dupla camada de vidro, aço e concreto armado. Mas é internamente que a mágica acontece: entre o chão e o teto dessa caixa, repousa a nuvem sonhada por Fuksas, uma tensoestrutura translúcida e sem forma definida. À noite, quando ela é iluminada, a fachada do prédio adquire uma vibração totalmente nova - pendendo muito mais para o estilo futurista do que para o racionalista.

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