Eventos, concursos e exposições no Brasil e no exterior | aU - Arquitetura e Urbanismo

Agenda

Eventos, concursos e exposições no Brasil e no exterior

Edição 277 - Abril/2017

18/4
a 21/4
21o Congresso Brasileiro de Arquitetos
O evento ocorre a cada dois anos e será realizado em Brasília. Com o tema Futuro da Tradição. Tradição do Futuro, o intuito da organização do congresso é promover um diálogo direto com o título do 27o Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) - Todos os Mundos. Um Só Mundo. Arquitetura 21 -, que será realizado pela primeira vez no Brasil, em 2020, na cidade do Rio de Janeiro, e vai reunir por volta de 15 mil arquitetos de todo o mundo.
iab.org.br

até
20/4
Living and Working in Tokyo
O concurso de ideias da ARCHsharing oferece para arquitetos a possibilidade de trabalhar um projeto de pequena escala no bairro de Omotesando, lugar onde as lojas foram interagindo com a estrutura do tecido residencial existente. O projeto, com seu pequeno tamanho, terá de acomodar um programa misto de habitação e espaço de trabalho. A proposta vem do desejo de desenvolver um pensamento sobre a questão habitacional e de trabalho existente em Tóquio.
arch-sharing.com

até
24/4
Dencity Competition 2017
A Shelter Global convida arquitetos, planejadores, estudantes, engenheiros, designers e ONGs para participar do Concurso Dencity Competition 2017. A intenção é promover novas ideias sobre como lidar melhor com a crescente densidade de cidades não planejadas. Os participantes devem considerar como o projeto pode capacitar as comunidades e permitir um futuro autossuficiente. Os trabalhos podem ser baseados em um local urbano específico ou em um conceito geral.
shelterglobal.org/competition/2017

25/4
a 28/4
Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa
Focado na importância da arquitetura, do urbanismo e do design como expressões culturais. O seminário será realizado em Belo Horizonte e Inhotim (MG). Organizado pela Academia e pela Escola de Arquitetura da UFMG, é indicado para docentes, profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação em arquitetura e urbanismo.
aeaulp.com/alinguaquehabitamos


até
20/5
Prêmio AccorHotels Design & Technical Summit 2017 - Cutting Edge Hospitality
Nessa edição poderão se inscrever empresas fabricantes de produtos e escritórios de arquitetura, design e engenharia, e também desenvolvedores de aplicativos e designers. Critérios de sustentabilidade envolvendo questões econômicas, ambientais e sociais; eficiência em gestão de recursos, tais como energia e água; e inovações tecnológicas serão os principais itens considerados pela comissão julgadora da premiação.
summitaccorhotels.com.br

31/5
a 3/6
II Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo (Cicau)
O Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo é um fórum anual de discussão e intercâmbio destinado a estudantes, professores e formandos em arquitetura e urbanismo e afins, e tem o objetivo de concentrar, interpretar, analisar e discutir os problemas das cidades de hoje, a partir da investigação científica. O tema central da segunda edição, que ocorrerá em Assunção, Paraguai, é o patrimônio latino-americano e sua situação atual.
colea.org

5/8
a 27/8
Estranhando o Real - Realizando o Estranho
A exposição Estranhando o Real - Realizando o Estranho (ER-RE) foca em projetos de arquitetura que não sejam a representação de edifícios a serem construídos. A intenção curatorial é explorar como os arquitetos produzem ideias de maneiras radicais de existência através de suas ações por excelência: desenhar, fazer modelos, falar e escrever. Em momentos de crise, onde parece não haver alternativas e nada realmente muda, produzir a imagem de maneiras de re-existir é um ato radical.
erre2017.wordpress.com

 


Errata

 Ao contrário do que foi publicado na entrevista Indústria e Academia: Parceria é a Chave para a Inovação, com Barbara del Curto, na edição no 274, de janeiro de 2017, a entrevistada é a responsável científica pela materioteca Materiali e Design do Politecnico di Milano. A Luxottica Group não tem envolvimento na pesquisa de cardboards .

 Ao contrário do que foi publicado na seção Plano de Aula, com a professora doutora do curso de design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP Denise Dantas, na edição no 274, de janeiro de 2017, a entrevistada não estudou no Politecnico di Milano, mas sim na Scuola Politecnica di Design di Milano, entre 1988 e 1990. A coleção da materioteca Materialize, da USP, tem cerca de 500 itens e não conta com amostras internacionais no acervo atualmente. A parceria entre o Politecnico di Milano e a FAU-USP ocorreu em 2013, e não em 2010, com o LabDesign FAU-USP. O convênio de dupla formação acadêmica entre a instituição brasileira e a italiana é de responsabilidade da profa. Clice Mazzili.