Ganho urbanístico: projeto do Bloco Arquitetos abre as fachadas de restaurante em Brasília | aU - Arquitetura e Urbanismo

Interiores

Bloco Arquitetos. Brasília, DF. 2016

Ganho urbanístico: projeto do Bloco Arquitetos abre as fachadas de restaurante em Brasília

Mariana Siqueira
Edição 277 - Abril/2017

Cosmopolita e contemporânea. Com essas palavras, o chef André Castro descreveu duas qualidades centrais de sua cozinha que precisavam ser expressas pelo projeto de arquitetura de seu restaurante em Brasília, o Authoral. E, para garantir que a essência de seu trabalho pudesse, de fato, inspirar o desenho do espaço, fez questão de cozinhar para os projetistas do Bloco Arquitetos antes mesmo de começarem a falar sobre ambientes e materiais.

O chef logo apresentou, também, alguns dos elementos que já havia elencado para materializar seu restaurante. Assim, peças cerâmicas sem verniz, pratos de pedra, cestas marajoaras e artefatos de bambu e papelão - além da ausência de toalhas de mesa ou guardanapos de pano - trouxeram à tona outras características de sua cozinha que deveriam informar o projeto arquitetônico: a pluralidade de referências, a informalidade e, sobretudo, a verdade dos materiais.

Enquanto a culinária do Authoral celebra a verdade dos ingredientes, utilizados puros e frescos, e trabalhados com o máximo rigor técnico, a arquitetura transmite a boa e não tão velha máxima da verdade dos materiais: as primeiras referências apresentadas pelo Bloco Arquitetos já sugeriam estrutura, vedações e instalações aparentes, sem artifícios.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da revista aU - Arquitetura e Urbanismo

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.