Indio da Costa assina o projeto de quiosques da orla do Leblon, no Rio de Janeiro | aU - Arquitetura e Urbanismo

Design

Indio da Costa. Rio de Janeiro, RJ. 2016

Indio da Costa assina o projeto de quiosques da orla do Leblon, no Rio de Janeiro

POR CARINE SAVIETTO
Edição 277 - Abril/2017

Os novos quiosques da orla do Leblon integram-se de forma harmoniosa à privilegiada paisagem carioca. E foi justamente para cumprir esse objetivo que a proposta se pautou nos conceitos de fluidez e transparência. O projeto, assinado pelo escritório Indio da Costa, é uma parceria de família: enquanto o plano urbanístico foi concebido pelo pai, o arquiteto Luiz Eduardo Indio da Costa, o mobiliário é criação do filho, o designer Guto Indio da Costa.

A redistribuição das unidades ao longo do calçadão foi o ponto de partida. Antes, elas ficavam todas separadas, muitas em frente às ruas transversais. Desse modo, quem vinha de uma dessas vias em direção à praia sempre se deparava com um quiosque obstruindo a visão do mar. Agora agrupados de dois em dois, bem no centro dos quarteirões, os novos modelos liberam a vista.

Com formato arredondado, apresentam quatro colunas de aço revestidas de inox polido que sustentam a cobertura, que, por sua vez, é constituída de tesouras metálicas com pintura e tratamento anticorrosivo, além de ser arrematada por uma lona tensionada.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da revista aU - Arquitetura e Urbanismo

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.