Os profissionais que assinaram os projetos publicados na edição | aU - Arquitetura e Urbanismo

Arquitetos

Os profissionais que assinaram os projetos publicados na edição

Edição 277 - Abril/2017
Divulgação

Martha Schwartz Partners
Paisagismo, urbanismo e arte - de preferência, aplicados em conjunto - formam o quadro de interesses do quarteto multidisciplinar à frente do Martha Schwartz Partners 1, com sedes em Londres, Nova York e Xangai. Na foto acima, os sócios, da esquerda para a direita: Markus Jatsch, arquiteto e urbanista; Martha Schwartz, paisagista; Charlotte Wilberfource, especialista em marketing, e Eike Selby, que atua como gestor do negócio. De acordo com Markus Jatsch, o principal diferencial do grupo é a capacidade de total imersão no universo dos clientes: "Nós não temos um estilo próprio. Aqui, nos esforçamos para ter uma ideia completamente diferente para cada projeto".

Divulgação

Indio e Guto da Costa
Além de pai e filho, eles também são bons parceiros de trabalho, e atuam juntos no escritório que leva o sobrenome da família. Luiz Eduardo Indio da Costa 2 se formou arquiteto na década de 1960, se aperfeiçoou em urbanismo na França e, de volta ao Brasil, montou o estúdio no Rio de Janeiro que, gradualmente, ganhou estrutura empresarial e hoje conjuga dezenas de profissionais. Guto Indio da Costa 3, por sua vez, é formado em design industrial pelo Art Center College of Design, na Suíça. Em 2002, foi premiado pelo IF Design Awards, o mais importante prêmio do design mundial, pela criação do ventilador de teto Spirit, que alia desenho inteligente a baixo custo.

Divulgação

Leo Romano
Arquiteto, designer, artista plástico e mestre em Artes Visuais, Leo Romano 4 fundou seu escritório há 20 anos. Desde então, desenvolve projetos nos mais variados temas, entre eles residências, faculdades, bancos, lojas de decoração, bares, restaurantes e boates. Sua formação múltipla e sensibilidade o ajudam a criar com inovação e inventividade. Seu trabalho já lhe rendeu prêmiações como o Prêmio Deca 2011, o Prêmio Casa Claudia 2011 e o Prêmio Top 100 (revista Kaza 2008, 2009, 2011, 2012 e 2013). Também venceu o Prêmio Melhor Arquiteto em Condomínios Horizontais e o Prêmio Keep Walking 2010.

Divulgação

Jorge Pessoa
Formado em arquitetura e urbanismo pela FAU-Mackenzie, em 1992, Jorge Pessoa 5 é especialista em negócios imobiliários pela Faap-Secovi (2000) e mestre em Planejamento Urbano Regional pela FAU-USP (2008). Em 2007, fundou, juntamente com as arquitetas Catherine Otondo e Marina Grinover, o escritório Base 3 Arquitetos, vencedor do Prêmio APCA na categoria Arquitetura e Urbanismo pelo projeto Reurbanização da Favela do Sapé. Com as arquitetas projetou o Vila Sagres, um dos destaques desta edição de aU. Depois da extinção do Base 3, em 2015, fundou o Pessoa Arquitetos, escritório que tem como filosofia de trabalho "fazer o melhor projeto possível diante das limitações existentes, atendendo o cliente da melhor forma possível".

Divulgação

Bloco Arquitetos
O Bloco Arquitetos 6 é liderado por Daniel Mangabeira (Universidade de Brasília-UnB, 2009), Henrique Coutinho (UnB, 2007) e Matheus Seco (UnB, 2009). Daniel é mestre em Arquitetura e Artes pela Universidade de Westminster, Londres, 2013, e Matheus é mestre em Architectural Design pela Bartlett School of Architecture, Londres, 2004, e foi presidente do IAB-DF entre 2014 e 2016. O escritório foi fundado em 2008 e foi um dos representantes do Brasil na Bienal de Arquitetura Latino-Americana de Pamplona, a BAL 2015. "Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar, na qual cada um de seus membros contribui para a construção do resultado final. Acreditamos que cada projeto deve responder às suas condições específicas, sem se prender a estilos ou modelos predefinidos. Procuramos produzir uma arquitetura que possa interagir positivamente com a cidade."