Quatro livros resenhados pela redação de AU | aU - Arquitetura e Urbanismo

Canal

Quatro livros resenhados pela redação de AU

Edição 277 - Abril/2017

Cor, Espaço e Estilo - Todos os Detalhes que os Designers de Interiores Precisam Saber, mas que Nunca Conseguem Encontrar
Chris Grimley, Mimi Love
288 páginas . Editora Gustavo Gili
ggili.com.br
O livro reúne informações e ideias essenciais para o planejamento e a execução de projetos de interiores de todas as escalas e as destila em um formato tão fácil de usar quanto de carregar. Os tópicos incluídos abrangem o planejamento e a gestão do projeto, as técnicas de representação gráfica e apresentação, o projeto e o sequenciamento dos espaços, as características das cores, os materiais, as texturas, as estampas e os motivos, a luz natural e a artificial, os sistemas construtivos, os códigos de acessibilidade e a sustentabilidade. Para demonstrar como esses tópicos podem ser interpretados de modo criativo na prática, há muitas entrevistas com designers de interiores.

 

Archidoodle - O Livro de Esboços do Arquiteto
Steve Bowkett
160 páginas . Editora Gustavo Gili
ggili.com.br
A publicação é direcionada para todos os interessados em arquitetura, mas em especial àqueles que gostam de desenhar, rabiscar e sonhar com nosso mundo em construção. Ela está organizada em torno de uma série de exercícios de desenho que vão do divertido ao acadêmico, do informativo ao inspirador. O autor escolheu edifícios e paisagens que pudessem estimular a criatividade para novos designs arquitetônicos e, ao mesmo tempo, ilustrar alguns conceitos que sustentam a arquitetura "moderna". Embora Steve Bowkett tenha feito os desenhos monocromados, no livro ele incentiva o uso de várias técnicas e materiais diferentes nos croquis: caneta, lápis, tinta, carvão, colagem.

 

Colorindo Belo Horizonte
Thiago Dutra . 26 páginas
Oca Criativa
www.ocacriativa.com.br
Este é um livro de colorir para todas as idades. A publicação tem o propósito de, além de criar um passatempo gostoso para o leitor, contar um pouco sobre os principais monumentos da arquitetura da capital mineira. Colorindo Belo Horizonte é voltado para todas as pessoas que gostam de arquitetura e para aquelas que querem conhecer um pouco mais da cidade de uma forma diferente e aprazível. Cada uma das folhas contém uma imagem - não há desenho no verso para não borrar - e as folhas são destacáveis.

 

Humberto Serpa: Arquitetura
Nara Grossi . 152 páginas
Editora Monolito
www.editoramonolito.com.br
Este é o primeiro livro publicado sobre a obra arquitetônica de Humberto Serpa, resultado de pesquisa de Nara Grossi. "Criação: único poder humano capaz de superar o tempo." Esta frase de Humberto Serpa prenuncia a atitude e, de certa forma, o mistério desse personagem que há cinco décadas habita o imaginário da arquitetura contemporânea mineira: bebendo em fontes norte-americanas e após ser influente professor, formador de discípulos importantes e autor de obras icônicas, como o edifício-sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, ele abandonou o ofício aos 51 anos de idade. Desde então, dedica-se à gravura e à pesquisa. Português | Inglês