Quatro livros resenhados pela redação de AU | aU - Arquitetura e Urbanismo

Canal

Quatro livros resenhados pela redação de AU

Edição 278 - Maio/2017
Divulgação

Energia Elétrica e Urbanização na Cidade do Rio de Janeiro
Centro da Memória da Eletricidade no Brasil
320 páginas
memoriadaeletricidade.com.br
O livro conta a história da energia elétrica no processo de urbanização do Rio de Janeiro no século 20. Com cinco capítulos, a publicação examina as relações entre o desenvolvimento do tecido urbano e o consumo de energia elétrica na capital fluminense. A publicação conta com mais de 200 fotos e ilustrações do acervo da Memória da Eletricidade, Biblioteca Nacional, do Arquivo Nacional, do Arquivo Geral da Cidade, do Clube de Engenharia e de outras instituições.

Divulgação

Guia de Gestão Urbana
Anthony Ling
116 páginas
Editora BEI
bei.com.br
A proposta do guia é sugerir aos gestores públicos novos enfoques para o desenvolvimento sustentável das cidades. O livro é divido em duas partes: Na seção Espaço Público, o autor apresenta propostas sobre potencialização do uso do solo urbano, incentivos à fachada ativa em edifícios construídos e simplificação da aprovação de projetos. Já na seção Espaço Privado, Anthony Ling discute com o especialista em mobilidade urbana Paulo Schlickmann temas como a criação de espaços compartilhados, uso de pequenas praças, uniformização das calçadas, priorização de pequenas intervenções em vez de grandes obras.

Divulgação

O Visível e o Invisível na Arquitetura Brasileira
Organização Reinaldo Botelho
304 páginas
Editora DBA
www.dbaeditora.com.br
Com 16 obras projetadas por arquitetos de várias regiões do Brasil entre os anos 1930 e 1960, o livro associa as obras aos acontecimentos da sociedade, da cultura e da arquitetura. Mostra suas projeções simbólicas, políticas e disciplinares, a fim de representá-las no tempo e na memória, por escrito e visualmente. A publicação de José Tavares Correia de Lira, historiador da arquitetura e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP), contém ensaios fotográficos produzidos por Leonardo Finotti e organização do pesquisador Reinaldo Botelho.

Divulgação

Vilanova Artigas - Casas Paulistas
1967-1981
Marcio Cotrim
304 páginas
Romano Guerra Editora
www.romanoguerra.com.br
O livro reúne desenhos originais e fotografias de época do acervo da Universidade de São Paulo e de coleções particulares dos clientes do arquiteto. Constitui uma iconografia fundamental para a história da arquitetura brasileira do século 20 - em especial para a história cultural do estado São Paulo. O livro é fruto da tese de doutorado defendida em julho 2008 na Universidade Politécnica da Catalunha, de autoria de Marcio Cotrim, sob a orientação dos professores Fernando Alvarez Prozorovich (Espanha) e Abilio Guerra (Brasil).