Next Architects se baseia em laços de cordão ao criar ponte que conecta quatro espaços públicos na China | aU - Arquitetura e Urbanismo

Urbanismo

Next Architects. Changsha, China. 2016

Next Architects se baseia em laços de cordão ao criar ponte que conecta quatro espaços públicos na China

Carine Savietto
Edição 280 - Julho/2017

Batizada de The Lucky Knot (em inglês, 'O Nó da Sorte'), esta ponte de pedestres recém-construída na China chama a atenção, à primeira vista, pela expressividade de sua geometria. A estrutura de aço vermelho é formada por uma sequência de ondas que lembra o desenho de uma montanha-russa, sem ter ponto de partida e de chegada definido.

Parte de um extenso plano de requalificação da baía do Rio Dragon King, no New Lake District da cidade de Changsa, o projeto é criação do Next Architects, que uniu seus escritórios de Amsterdã e Pequim para sua realização, combinando a expertise em construção de pontes da equipe holandesa com o conhecimento do contexto local do time chinês.

A Lucky Knot tem finalidade recreacional, ecológica e turística. Além, é claro, da função de interligar diferentes localidades da cidade: as duas margens do rio, uma estrada e um estacionamento. O formato inusitado é resultado do enlaçamento desses planos de uma forma quase literal: uma das grandes inspirações veio da arte chinesa milenar de nós decorativos, que representam sorte e prosperidade.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista aU - Arquitetura e Urbanismo

Outras opções



Destaques da Loja Pini
Aplicativos