O que algumas cidades estão fazendo para alcançar a mobilidade urbana sustentável | aU - Arquitetura e Urbanismo

aU Educação

Material escolar

O que algumas cidades estão fazendo para alcançar a mobilidade urbana sustentável

Edição 280 - Julho/2017

MARCOS VINÍCIUS BIGOLIN
do curso de engenharia civil do Centro Universitário Univates, em Lajeado (RS)

LUÃ CARNEIRO
do curso de engenharia civil do Centro Universitário Univates, em Lajeado (RS)


INTRODUÇÃO

A implantação de medidas e procedimentos que contribuam para a sustentabilidade em áreas urbanas tem reforçado a preocupação com o desenvolvimento sustentável em diferentes setores. A mobilidade urbana sustentável tem relação com os transportes e se dá por meio de uma busca pelo melhor conceito de desenvolvimento sustentável, visando a estratégias dentro de uma visão conjunta das questões econômicas, sociais e ambientais. O presente artigo científico tem como objetivo principal fazer uma revisão sobre o tema, buscando todas as informações necessárias para que seja possível fazer uma avaliação sobre a questão da mobilidade urbana sustentável.

Como resultado de uma política urbana falha e da inexistência de sistemas que planejem e ordenem as atividades desenvolvidas por sistemas de transporte e circulação, entram na contestação o comprometimento com a mobilidade, acessibilidade e sustentabilidade urbana. Portando, a elaboração de políticas públicas que atuem em conjunto com o planejamento urbano e de transportes deve se atentar para garantir melhores condições à população em seus deslocamentos, além de oferecer eficiência e segurança por meio de uma mobilidade urbana sustentável.

No intuito de encontrar soluções que atendam às necessidades de deslocação das pessoas nas áreas urbanas e estimular e reforçar a integração entre os diferentes modos de transporte deve ser avaliado principalmente os impactos das atividades humanas, tanto para a atual geração quanto para as futuras, numa perspectiva ambiental, de coesão social e de desenvolvimento econômico.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista aU - Arquitetura e Urbanismo

Outras opções



Destaques da Loja Pini
Aplicativos