O velho e o novo juntos: Labics requalifica espaço urbano em Roma com complexo contemporâneo de uso misto | aU - Arquitetura e Urbanismo

Edifícios

Labics. Roma, Itália. 2016

O velho e o novo juntos: Labics requalifica espaço urbano em Roma com complexo contemporâneo de uso misto

Valentina Figuerola
Edição 280 - Julho/2017

O complexo de uso misto Cidade do Sol foi criado com o objetivo de requalificar a região em que foi erguido, no centro de Roma, na Itália. A dimensão urbana do projeto levou os arquitetos Maria Claudia Clemente e Francesco Isidori, ambos do escritório Labics, a estudar minuciosamente o entorno para projetar uma obra cuja virtude é a permeabilidade determinada pelos percursos e caminhos que cruzam o terreno triangular de 17.300 m2. Com 13.500 m2, o conjunto edificado é composto de construções de diferentes alturas e usos como biblioteca, escritório, habitação e comércio.

O projeto do Labics foi o grande vencedor de um concurso promovido pela prefeitura de Roma, em 2007, para revitalizar áreas em desuso da Atac, empresa que gerencia o transporte público da capital italiana. A proposta escolhida tinha como virtude a volumetria rica e 'porosa', concebida de acordo com o traçado urbano do entorno, no qual se destaca o grande conjunto residencial popular ICP Tiburtino II, projetado por Giorgio Guidi e Innocenzo Sabbatini, que ocupa toda uma quadra e foi construído em 1926. Nos arredores da Cidade do Sol também estão o cemitério Campo di Verano, a Piazzale delle Province e a estação ferroviária Tiburtina.

Projetada em 1937 pelo engenheiro Mário Loreti, a construção avermelhada, na ponta do lote triangular, foi mantida pelo projeto do Labics. 'Decidimos manter o prédio antigo e ocupá-lo com uma biblioteca pública; afinal, ele já fazia parte da identidade da vizinhança. Já o volume suspenso sobre a antiga edificação é o edifício de escritórios', explicam os arquitetos, que projetaram para o complexo duas tipologias distintas de edificações residenciais: as Urban Villas e as Tall Houses.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista aU - Arquitetura e Urbanismo

Outras opções



Destaques da Loja Pini
Aplicativos