Quatro livros resenhados pela redação de AU | aU - Arquitetura e Urbanismo

Canal

Quatro livros resenhados pela redação de AU

Edição 281 - Agosto/2017
Divulgação

A Perspectiva em Urban Sketching - Truques e Técnicas para Desenhistas
Bruno Mollière
96 páginas
Gustavo Gili Editora
ggili.com.br
O livro do desenhista e editor da revista Le Journal du Randocroqueur Bruno Mollière é um guia prático para aprender a desenhar in situ perspectivas tecnicamente perfeitas. A publicação traz para o leitor uma variedade de truques e conselhos para encontrar a linha do horizonte e as arestas que estruturam o desenho, para definir os pontos de fuga, medir as inclinações ou ordenar seus traços. Um guia claro para descobrir alguns dos segredos muito bem guardados dos urban sketchers.

Divulgação

Edifícios de Saúde - Hospitais, Clínicas e Laboratórios - Projetos e Detalhes
Vários Autores
176 páginas
J.J Carol Editora
jjcarol.com.br
Nesta publicação são apresentados 45 escritórios, incluindo hospitais públicos e privados, escolas de formação de profissionais, clínicas médicas e de reabilitação, projetados por escritórios de arquitetura e engenharia que atuam no Brasil. Com apresentações do arquiteto Marcio Nascimento de Oliveira, do engenheiro Norton Ricardo Ramos de Mello e do doutor Antonio Eduardo Fernandes D´Aguiar, os textos são assinados por especialistas como o doutor Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, dos engenheiros Luca Papaiz e Norton Ricardo Ramos de Mello.

Divulgação

De Centro a Periferia - Transformações no Mercado Interno Paulista (Séc. XIX)
Rafael Giorgi Costa
120 páginas
Paco Editorial
www.pacolivros.com.br
O livro do geógrafo, arquiteto e urbanista Rafael Giorgi Costa reúne geografia, história, economia e planejamento regional com o objetivo de adentrar o debate a respeito do peso e do caráter do mercado interno brasileiro no século 19, e explicar as (im) possibilidades de seu desenvolvimento quando seu território foi alcançado pelas fronteiras do café. O livro faz um levantamento das transformações econômicas das décadas que se seguiram ao fim do tráfico de escravos, imposta pelos ingleses. No primeiro capítulo o autor aborda o mercado interno na província de São Paulo no século 19; no segundo, o nordeste paulista: de centro a periferia.

Divulgação

Aberto Open - Fiteiro Cultural
Fabiana de Barros
368 páginas
Edições Sesc
www.sescsp.org.br
Criado pela artista Fabiana de Barros em 1998, durante um intercâmbio artístico entre a Suíça, o Brasil e a França, em João Pessoa (PB), o Fiteiro Cultural tinha a intenção de ser um espaço capaz de se transformar em ateliê, palco, espaço de exposições ou local propício para descanso, leitura e reflexão. A segunda edição do livro registra, analisa e exibe a memória visual da estrutura e do impacto do Fiteiro Cultural nas cidades por onde passou, e nas pessoas que se dedicaram a refletir sobre ele. (Português/Inglês)



Destaques da Loja Pini
Aplicativos