Arquitetura de Frank Lloyd Wright no sul do Chile | aU - Arquitetura e Urbanismo

aU Educação

História em detalhe

Arquitetura de Frank Lloyd Wright no sul do Chile

TEXTO PROF. DR. GUSTAVO CURCIO
Edição 282 - Setembro/2017

A entrada acanhada da construção encravada na encosta esconde o verdadeiro tesouro do Hotel Antumalal: a vista panorâmica para o Lago Villarica. De cara, as referências à arquitetura moderna de Frank Lloyd Wright se mostram evidentes, com as cores primárias pronunciadas, caixilharia generosa e mobiliário moderno 100% em harmonia com as linhas paralelas do edifício. Com capacidade de receber até 50 hóspedes, vanguardista no conceito de hotel boutique, Antumalal significa, em mapudungun (idioma da população local, os mapuches), 'onde se aconchega o sol'.

A história do icônico edifício, que recentemente recebeu projeto de retrofit em uma de suas células - a antiga casa de chá deu lugar a um chalé com quatro quartos, sala de estar, cozinha americana e um belvedere a partir da generosa varanda -, começou em 1939, com a chegada do casal de imigrantes tchecos Guillermo e Catalina Pollak à cidade de Pucón. Responsáveis pelo Hotel Playa, pequeno bed and breakfast no centro da cidade, os Pollak logo assumiram maiores responsabilidades: partiram para a base do vulcão Villarica, que domina a paisagem local, sendo um dos mais ativos do Hemisfério Sul, e passaram a gerenciar a estação de esqui ali estabelecida por imigrantes alemães. 'A paixão pela montanha e pelos esportes de inverno levaram meus pais até Pucón', conta Rony Pollak, filha do casal que chegou à América do Sul pelo Paraguai e responsável pelo hotel hoje em dia. Em 1949, uma grande erupção do Villarica destruiu o refúgio do casal. Na mesma época, Guillermo comprou a propriedade onde foi construído o Antumalal. O terreno, então subvalorizado pela topografia acidentada, que impossibilitava a criação de animais e a agricultura, foi a base perfeita para a construção arrojada ainda na década de 1940.

O primeiro edifício construído foi uma casa de chá à beira do lago, tocada pela mãe de Catalina, Davita, com iguarias típicas de Praga. Muitos pescadores tinham ali um refúgio próximo à orla, e a fama do local chegou até as autoridades de Pucón e, em seguida, ao então presidente do Chile, Gabriel González Videla. 'Meu pai, um visionário, aproveitou a visita do presidente e pediu a ele a viabilização de um empréstimo para a construção do Hotel Antumalal', conta Rony. Na época, já existia na cidade o imponente Hotel Pucón, no centro. 'Por esse motivo, houve certa resistência, mesmo diante da anuência de Videla, em conceder o financiamento por meio do banco estatal. Afinal, já existia na cidade um hotel de luxo', completa.

<

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista aU - Arquitetura e Urbanismo

Outras opções



Destaques da Loja Pini
Aplicativos