Encravado no topo de um mirante entre verdes montanhas da capital mineira, complexo cervejeiro se destaca pelo traçado arquitetônico inventivo e envolvente de Gustavo Penna | aU - Arquitetura e Urbanismo

Edifícios

Gustavo Penna. Belo Horizonte, MG. 2017

Encravado no topo de um mirante entre verdes montanhas da capital mineira, complexo cervejeiro se destaca pelo traçado arquitetônico inventivo e envolvente de Gustavo Penna

Carine Savietto
Edição 282 - Setembro/2017

No princípio, eram dois elementos primordiais: um cenário de tirar o fôlego e um briefing que apontava para a criação de um ambiente propício tanto à produção quanto ao consumo de cervejas artesanais de alta qualidade. Entrelaçar essas duas pontas e amarrá-las com o desejo de surpreender os visitantes com uma miríade de experiências sensoriais foi o trabalho empreendido pelo arquiteto Gustavo Penna (GPA&A) ao projetar o Ateliê Wäls, novo complexo da cervejaria mineira que firmou parceria com a Ambev em 2015.

O local escolhido para a implantação do espaço foi um antigo galpão fabril, acomodado no topo de um dos idílicos morros do bairro Olhos D'Água, em Belo Horizonte, razão pela qual privilegiar a paisagem foi o ponto de partida. 'A cidade, vista assim do alto, mais parece um céu no chão', pontua o arquiteto, citando a canção de Paulinho da Viola para justificar o fechamento envidraçado que envolve a construção de 1.900 m² distribuídos em três pavimentos.

O primeiro impacto oferecido ao público está no visual da fachada, marcada por uma sinuosa cobertura de madeira que remete à imagem de uma barrica desdobrada. Em seguida, outros símbolos e materiais ligados ao universo da cerveja - como rolhas, garrafas, bolhas, metal, madeira e concreto - dão corpo à proposta de forma lúdica. Tudo planejado para que, além de ser um point de degustação, o empreendimento alcance o status de um verdadeiro museu contemporâneo dedicado à bebida.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista aU - Arquitetura e Urbanismo

Outras opções



Destaques da Loja Pini
Aplicativos