Concurso do IAB-RS selecionará projeto para o Memorial das Vítimas da Boate Kiss | aU - Arquitetura e Urbanismo

Agenda

Notícias

Concurso do IAB-RS selecionará projeto para o Memorial das Vítimas da Boate Kiss

Competição será realizada ainda neste ano em parceria com a Prefeitura de Santa Maria e a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia em Santa Maria

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
12/Julho/2017

O Departamento Rio Grande do Sul do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS), em parceria com a Prefeitura de Santa Maria e a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia em Santa Maria (AVTSM), anunciou na última segunda-feira (10) que será realizada um concurso público para seleção do projeto do Memorial às Vítimas da Tragédia da Boate Kiss.

A abertura das inscrições para a competição está prevista para setembro, após a captação de recursos via financiamento coletivo pela internet para a construção do empreendimento e custos do certame. Este último é orçado entre R$ 160 mil e R$ 250 mil.

Em agosto o IAB-RS irá promover dois seminários para unir a AVTSM e a comunidade durante todo o processo de análise de propostas e construção do memorial às vítimas.

O evento contou ainda com a assinatura do termo de desapropriação do imóvel localizado na Rua dos Andradas, no centro de Santa Maria, e a assinatura do termo de cooperação entre prefeitura, a AVTSM e o do IAB-RS. O documento determina a responsabilidade do munícipio sobre a contratação e licitação da empresa que executará o projeto e a construção do edifício.

Estavam presentes no evento o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; o presidente do IAB RS, Rafael Passos; o presidente da AVTSM, Sergio da Silva; o vice-presidente da AVTSM, Flávio Silva; a procuradora geral do município, Rossana Schuch Boeira; o representante da Eccon Empreendimentos, Paulo Henrique Corrêa da Silva; e a secretária de Educação, Lúcia Madruga.

Confira o cronograma divulgado durante o evento:

24 de julho – Lançamento da plataforma digital para crowdfunding (financiamento coletivo pela internet)
18 e 19 de agosto – Seminário com apresentação de memoriais, propostas da AVTSM, conversa aberta à comunidade, definição do conceito e demais desdobramentos
Setembro (sem data definida) – Abertura do prazo de inscrição dos projetos
Entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018 – Divulgação dos resultados
27 de janeiro de 2018 - O compromisso assumido pelo prefeito é de que na data em que a tragédia completa cinco anos o prédio esteja demolido e à disposição da associação.



Destaques da Loja Pini
Aplicativos