Arquiteto Paulo Mendes recebe medalha de Mérito Cultural do Governo de Portugal | aU - Arquitetura e Urbanismo

Arquitetos

Notícias

Arquiteto Paulo Mendes recebe medalha de Mérito Cultural do Governo de Portugal

Premiação foi concedida devido ao projeto do Museu dos Coches, em Belém

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
19/Maio/2017

Paulo Mendes Rocha recebeu na última quinta-feira (18) em cerimônia no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, Portugal, a medalha de Mérito Cultural pelo projeto de reabertura do Museu Nacional dos Coches. O arquiteto brasileiro foi convidado em 2008 pelo Governo de Portugal a projetar as novas instalações do complexo cultural localizado próximo ao rio Tejo, em Belém.

Marcelo Scandaroli

O museu, o mais visitado do país, tinha um edifício projetado pelo arquiteto italiano Giacomo Azzolini e recebeu em março de 2015 uma nova estrutura com 15,1 mil m² nos terrenos das antigas Oficinas Gerais do Exército. O prédio possui quatro pisos, duas salas de exposição permanente, uma sala de exposições temporárias, auditório, serviço educativo, laboratório, oficinas, zonas técnicas e administrativas.

A arquitetura da ampliação do Museu Nacional dos Coches, assinada em parceria com os ateliês MMBB Arquitetos (Brasil) e Bak Gordon Arquitetos, tinha como objetivo tornar o local um museu, um espaço público e uma via de passagem. O térreo é aberto para o uso público, como uma grande praça com acesso em toda sua periferia.

O ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe Castro Mendes em conjunto com o primeiro-ministro António Costa, foram os responsáveis por homenagear o arquiteto durante a reabertura do Museu dos Coches. "Paulo Mendes da Rocha assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura brasileira contemporânea, tendo sido galardoado no ano 2006 com o Prémio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial", diz o comunicado do governo português.

Paulo Mendes Rocha também já recebeu o Prêmio Mies van der Rohe para a América Latina, em 2000, e a Medalha de Ouro do Royal Institute of British Arts (RIBA) neste ano de 2017. Entre suas principais obras estão o Clube Atlético de São Paulo (1957); a capela de São Pedro (1987), o estádio de futebol Serra Dourada (1973); o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) (1988); a Praça do Patriarca (1992-2002), a galeria da Pinacoteca do Estado (1993); o Centro Cultural da FIESP (1997); a Matriz da Nossa Senhora da Conceição (2006) o Cais das Artes (2008) e o Museu da Língua Portuguesa (2016/2017).

Leia mais:

Fluidez entre público e privado caracteriza Museu dos Coches, em Lisboa, concebido por Mendes da Rocha, MMBB e Bak Gordon Arquitectos