Site reúne projetos premiados em concursos públicos de arquitetura entre os anos de 2000 e 2016 | aU - Arquitetura e Urbanismo

Canal

Notícias

Site reúne projetos premiados em concursos públicos de arquitetura entre os anos de 2000 e 2016

Página é resultado de um Projeto de Pesquisa em Ensino da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
11/Abril/2017

Projeto de Pesquisa em Ensino realizado por docentes e alunos do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, criou um banco de dados sobre projetos inscritos em concursos públicos profissionais realizados pelos departamentos do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) entre os anos de 2000 e 2016. A página tem como público-alvo discentes de arquitetura, professores, arquitetos e a comunidade em geral.

O objetivo é permitir os interessados observem tendências arquitetônicas, analisem as metodologias e as tecnologias envolvidas e enriqueçam o embasamento teórico na prática de projeto, além de valorizar os concursos públicos, modalidade de licitação pública que evidencia o caráter democrático social.

“O resultado desta pesquisa e publicação é a garantia do acesso permanente aos registros em arquivo digital: dos editais, das atas, dos premiados, das menções e de várias informações pertinentes relativas a estes concursos públicos de projetos”, diz o site do projeto. Para o levantamento de dados, foram contatados organizadores, promotores, órgãos públicos, apoiadores e arquitetos classificados.

A página é dividida por categorias: Urbano/Paisagismo; Habitações; Centros de cultura; Museus; Bibliotecas; Mercados públicos; Teatros; Sedes institucionais; Monumentos/Marcos; Escolas/Campi universitários; Edifícios/Complexos de edifícios governamentais; Complexos de edifícios (variados); Restauração/Requalificação/Revitalização; Olimpíadas 2016 e Outros.

Clique aqui para acessar o Catálogo dos Concursos Públicos Profissionais Nacionais de Projetos Arquitetônicos.