Arquitetura contemporânea no Reino Unido é celebrada com selos especiais | aU - Arquitetura e Urbanismo

Edifícios

Notícias

Arquitetura contemporânea no Reino Unido é celebrada com selos especiais

Royal Mail homenageia edifícios assinados por renomados arquitetos como Foster + Partners, Zaha Hadid Architects, Studio Libeskind e Herzog & de Meuron

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
25/Julho/2017

O Royal Mail, serviço postal do Reino Unido, lançou no dia 14 de julho um conjunto com 10 selos celebrando a arquitetura contemporânea da região nos últimos anos. São edifícios com funções voltadas para o esporte, governo, cultura e negócios que se tornaram referência entre a região localizada.

Com o tema Landmark Buildings, foram selecionados projetos com a assinatura de renomados arquitetos como Foster + Partners, Zaha Hadid Architects, Studio Libeskind e Herzog & de Meuron. Conheça os edifícios que compõem o conjunto de selos comemorativos:

Centro Aquático de Londres - Zaha Hadid Architects

Vencedor do Prêmio Construção Britânica do Ano (2014), o centro foi construído para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012 e tem sua arquitetura inspirada pela geometria fluída da água e do seu movimento. Há um telhado de aço fluído revestido de madeira, ondulante e curvilíneo, se assimilando à uma criatura marinha. No interior, as paredes de vidro proporcionam um ambiente dramático.

Biblioteca de Birmingham - Mecanoo

Com 10 andares, o edifício possui revestimento de ouro e prata, coberto com um padrão de círculos interligados em finas peças de alumínio. O complexo possui quatro volumes retangulares, que são escalonados de forma a criar várias coberturas e terraços. O local abriga também um estúdio de teatro, uma galeria de exposições e o Memorial Day de Shakespeare.

SEC Armadillo, Glasgow - Foster + Partners

Projetado para se tornar um centro de conferência internacional com capacidade para 3.000 delegados, a estrutura possui formas que se destacam e que produzem uma reprodução das tradicionais construções navais do rio Clyde e do patrimônio industrial do local. Diversos cascos sobrepostos, revestidos de alumínio e emoldurados, envolvem o auditório e minimizam o volume do edifício.

Parlamento Escocês, Edimburgo - EMBT

Inaugurado em 2004, o edifício construído com pedras e madeiras escocesas possui um conjunto de ideias, materiais e formas complexas, se baseando no design da paisagem em sua volta e nos barcos voltados para a praia e as pinturas de flores do arquiteto Charles Rennie Mackintosh.

Giant's Causeway Visitor Center, Irlanda do Norte - Heneghan & Peng Architects

O edifício foi construído com o grande desafio de atender toda a demanda do público como ônibus, estacionamento, café, informações e sanitários sem que interferisse na visão do público, além do seu arredor, próximo a famosa Calçada dos Gigantes, em North Antrim, atual patrimônio da UNESCO. Com entrada única, o prédio inclinado com telhado de grama é cortado no chão para minimizar a interrupção da linha do pé direito e tem sua estrutura a vase de basalto escuro extraído do fluxo de lava antigo que produziu o Causeway em 2012.

Assembleia Nacional do País de Gales, Cardiff - Rogers Stirk Harbour + Parceiros

Inaugurado em 2006, a assembleia é um dos edifícios mais emblemáticos do País, que teve como ideia principal gerar um ambiente de abertura do governo e de acessibilidade pública. As estratégias passivas de climatização e iluminação natural são integradas aos sistemas ativos de climatização e iluminação artificial. A interação entre esses sistemas passivos e ativos é feita por uma sofisticada rede de automação predial, alcançando o conforto ambiental e superando a eficiência energética inicialmente esperada.

Eden Project, St Austell - Grimshaw Architects

Com oito cúpulas geodésicas, sua estrutura proporciona leveza e força visualmente, se assimilando a bolhas de sabão, a cobertura da estrutura foi feita com etileno-tetrafluoroetileno, um material translúcido e com peso inferior a um por cento de um vidro. As estruturas com bioma Mediterrâneo e bioma da floresta tropical recriam climas de todo mundo para o cultivo de 5.000 espécies diferentes de plantas.

Everyman Theatre, Liverpool - Haworth Tompkins

O teatro que já foi vencedor do Prêmio RIBA Stirlinkg como Construção do Ano (2014) utilizou diversos materiais para a construção como concreto, tijolos reutilizados, madeira, cortiça, couro vermelho, come e madeira compensa. O palco que se projeta no auditório com assentos fechados possui uma excelência acústica além de uma atmosfera teatral permitindo uma relação maior entre artistas e públicos. A fachada, por sua vez, conta com 105 retratos em tamanho natural dos residentes de Liverpool, feitos pelo fotógrafo local Dan Kenyon.

Imperial War Museum North, Manchester - Studio Libeskind

O museu dedicado aos efeitos causados desde a Primeira Guerra Mundial até os dias de hoje, possui uma estrutura de aço e revestimento de alumínio, além de ângulos irregulares e formas de choque. Com orçamentos de 28,5 milhões de euros e área de 6.500 m², o edifício já foi ganhador do Prêmio Construção Britânica do Ano (2004).

The Blavatnik Building/Tate Modern Switch House - Herzog & de Meuron

Fundado em 2000, o Tate Modern passou para uma extensão que aumentou em 60% sua área total, formando em seus dez andares uma pirâmide de tijolos torcidos no exterior com uma escada imponente no seu interior, que mude de forma e direção de acordo com o nível. Há também uma galeria de arte moderna e contemporânea. 



Destaques da Loja Pini
Aplicativos