Com rampas para pedestres e fachadas de vidro, Laboratório Municipal de Vespasiano, em Minas Gerais, é inaugurado | aU - Arquitetura e Urbanismo

Edifícios

Notícias

Com rampas para pedestres e fachadas de vidro, Laboratório Municipal de Vespasiano, em Minas Gerais, é inaugurado

Projeto da Morato Arquitetura fica entre o Centro Administrativo e o Aeroporto Internacional de Confins, na região Metropolitana de Belo Horizonte

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
10/Janeiro/2017

Foi inaugurado no dia 28 de dezembro o Laboratório Municipal de Vespasiano, localizado na cidade de mesmo nome, na região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto da edificação, compreendida em uma área de 1,1 mil m², é do arquiteto Ulisses Morato de Andrade, da Morato Arquitetura.

O espaço é dividido em dois blocos, sendo o primeiro destinado ao atendimento ao público no piso térreo e aos serviços de apoio dos funcionários no pavimento superior. O outro bloco tem um pavimento e é onde está localizado o setor técnico, ou seja, onde são processados os exames laboratoriais.

A construção fica posicionada de forma diagonal no terreno devido ao estudo de insolação, o que possibilita a criação de esplanadas verdes que qualifiquem os acessos do prédio. A entrada principal é marcada por uma rampa de pedestres, que cumpre com os requisitos de acessibilidade. As fachadas de vidro são voltadas para o sul e o norte, e possibilitam iluminação natural a todos os ambientes internos da edificação.

Os materiais predominantes na construção são, sobretudo, o concreto, o metal e o vidro. O formato do edifício é marcado por linhas oblíquas, acentuadas por pilares de concreto aparente em forma de “v”, junto às fachadas.

Leia mais:

Novo laboratório de análises clínicas de Vespasiano terá estrutura de concreto aparente e fachadas de vidro