Estudantes da Mackenzie ganham concurso de ideias para projeto de Biergarten em Blumenau | aU - Arquitetura e Urbanismo

Edifícios

Notícias

Estudantes da Mackenzie ganham concurso de ideias para projeto de Biergarten em Blumenau

De acordo com o júri, proposta escolhida teve como destaque incorporar ao terreno uma ampla gama de conceitos de forma dinâmica e contemporânea

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
12/Julho/2017

O Portal Projetar.org divulgou na última segunda-feira (10) que os alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, venceram o concurso de ideias para o projeto de um Biergarten em Blumenau, Santa Catarina. A proposta para o espaço, que em alemão significa "jardim da cerveja", deveria considerar a arquitetura e o paisagismo, sem esquecer a cultura e tradição germânica da cidade.

Ao todo, a competição recebeu 67 propostas de todo o Brasil e o júri composto pelos os arquitetos Caio Smolarek Dias, sócio fundador e idealizador do Portal Projetar.org, Fulvio Natércio Feiber, professor doutor, e Ricardo Teco Almeida, do Studio de Arquitetura e Paisagismo Urbano, selecionaram três vencedores e duas menções honrosas.

Em primeiro lugar ficou a equipe composta por Guilherme Wemura Palma, Natália Krislee Seixas Papa, Caroline Almeida Souza, Beatriz Romanielo Ataide, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. De acordo com o júri, o projeto se destacou por proporcionar ao terreno uma gama de conceitos de forma dinâmica e contemporânea.

Ocupou o segundo lugar a equipe formada pelos alunos Dionatan Gassen Grando, Roger Trevizan e Lucas Manica Destri, da Universidade de Passo Fundo (UPF), de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, que propôs um "espaço que convergia entre a arquitetura contemporânea e a tradição histórica da cidade de forma harmônica e sem agredir seu entorno".

Por fim, o terceiro o lugar foi da equipe composta pelos estudantes Peterson Barbosa da Silva Olegário, também da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e Fernanda de Carvalho Nunes, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de Florianópolis. Conforme o jurado Fulvio Feiber, a proposta possui um conceito contemporâneo que atua em conjunto com o seu redor, além de que a articulação dos espaços "permite a permeabilidade visual somada à ambientação dos usuários".

Conquistou menção honrosa o estudante Gabriel Gaspar, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Rio de Janeiro, por aproveitar de forma excêntrica o espaço do projeto, contando com estímulos paisagísticos na de piso, considerando também, novas possibilidades de espaços.

A outra menção honrosa foi da equipe composta pelos alunos Kauê Amaral Lima, Vinícius da Silva Soares, Christian Gerhard Rupp, Arthur Mendes Bernardo e Laís Alexandria, do Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER), de Porto Alegre, que de acordo com Feiber a proposta "estabelece uma relação com as características regionais sem cair na solução simplista da cópia ou reprodução de fachada".

Leia mais:

Projetar.org promove concurso de ideias para estudantes sobre paradas de ônibus em concreto



Destaques da Loja Pini
Aplicativos