Grandes nomes da arquitetura são pré-selecionados para o projeto do Centro de Música em Londres | aU - Arquitetura e Urbanismo

Edifícios

Notícias

Grandes nomes da arquitetura são pré-selecionados para o projeto do Centro de Música em Londres

Concorrem Amanda Levete, Foster + Partners, Renzo Piano, Frank Gehry e Snøhetta, entre outros nomes

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
12/Julho/2017

A Barbican, a Orquestra Sinfônica de Londres e a Guildhall School of Music & Drama divulgaram recentemente as seis equipes que concorrem para projetar novo Centro de Música em Londres, na Inglaterra. São elas: AL_A (Reino Unido) e Diamond Schmitt Architects (Canadá); Diller Scofidio + Renfro (EUA) e Sheppard Robson (Reino Unido); Foster + Partners (Reino Unido); Gehry Partners, LLP (EUA) e Arup Associates (Reino Unido); Renzo Piano Building Workshop (França); e Snøhetta (Noruega).

O objetivo, segundo a organização da seleção, é criar um complexo com excelência acústica e visual que seja capaz de acomodar uma sala de concertos, espaços digitais, de educação e de treinamentos, instalações de nível público e uma série de áreas comerciais de apoio. O local deverá proporcionar uma experiência inovadora aos visitantes, promovendo a música e a arte, além de descobertas e aprendizagens aptas a era digital.

"Estamos ansiosos para a próxima etapa do processo de nomeação, à medida que procuramos aproveitar esta oportunidade uma vez em geração para criar um novo edifício histórico que inspire as gerações atuais e futuras através do poder e da emoção da música ao vivo", comentaram o Diretor Geral da Barbican, Sir Nicholas Kenyon; a diretora-geral da Orquestra Sinfônica de Londres, Kathryn McDowell CBE; e o diretor da Guildhall School of Music & Drama, Lynne Williams.

Na próxima etapa, as equipes selecionadas deverão entregar uma resposta detalhada ao briefing de projeto, a abordagem da empresa para entregar o projeto e uma proposta de custo do serviço, entre outras informações. As propostas serão avaliadas e detalhadas em uma entrevista, que resultará na nomeação dos arquitetos vencedores.

Foram anunciados também as empresas que atuarão com o contrato de projeto de engenharia e estrutural (Aecom, AKT, Arup, BuroHappold, Ramboll e WSP UK LTD) e serviços de construção (Aecom, Arup, BuroHappold, Hoare Lea, Max Fordham e WSP UK LTD).