Premiação Anual do IAB-RJ reconhece Centro de Referência do Artesanato Brasileiro e Guia da Arquitetura do Rio de Janeiro | aU - Arquitetura e Urbanismo

Edifícios

Notícias

Premiação Anual do IAB-RJ reconhece Centro de Referência do Artesanato Brasileiro e Guia da Arquitetura do Rio de Janeiro

Instituto ainda premiou o diretor-artístico da abertura dos Jogos Rio 2016, Abel Gomes, como Personalidade do Ano

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
13/Dezembro/2016

Na última sexta-feira (9), o Departamento Rio de Janeiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) realizou a Festa Anual dos Arquitetos, que reconheceu o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, dos arquitetos Lucas Franco, Luiz Franco, Carlos Fernando Andrade e Manoel Vieira, como vencedor da categoria Arquitetura e Edificações da Premiação Anual da entidade.

O projeto é um “contributo às construções da Praça Tiradentes e apresenta uma interessante circulação e uma notável restauração das suas fachadas”, como destacou o júri.

Já nas categorias Produção Teórica e Prêmio Especial, o projeto destacado foi o Guia da Arquitetura do Rio de Janeiro, de Maria Helena Röhe Salomon, Carlos Eduardo Dias Comas, Claudia Brack, Claudia Carvalho, Farès el-Dahdah, Gustavo Rocha-Peixoto, Marcos Moraes de Sá e MV Serra.

A menção honrosa foi concedida ao Banco da Banca, de Marcos Favero, Luciano Alvares e Raul Correa Smith. Na categoria Urbanismo e Paisagismo, não foi concedido nenhum prêmio nem menção. “É importante registrar que a ausência de projetos públicos de abrangência urbanística, sob a forma de concursos públicos, parece afetar profundamente a produção relativa à categoria”, justificou o júri.

Personalidade do Ano

Foi escolhido como Personalidade do Ano o cenógrafo Abel Gomes, diretor-geral artístico da abertura dos Jogos Rio 2016, junto aos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da Cidade Olímpica.

“A atuação dos arquitetos olímpicos mostrou que o trabalho em conjunto produz sinergias adequadas para promover as transformações que almejamos e que devem apontar para a construção de uma cidade mais inclusiva, com melhor distribuição de oportunidades em todo seu território”, explicou o presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira.



Destaques da Loja Pini
Aplicativos