Acordo entre Câmara Metropolitana e IAB-RJ pretende promover discussão sobre temas urbanos | aU - Arquitetura e Urbanismo

Urbanismo

Notícias

Acordo entre Câmara Metropolitana e IAB-RJ pretende promover discussão sobre temas urbanos

Material derivado dos estudos será apresentado no I Encontro Internacional Preparatório para o UIA2020RIO

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
28/Abril/2017

Foi assinado na última segunda-feira (24) um acordo de cooperação entre o Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e a Câmara Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro a fim de promover debates sobre temas urbanos em toda a metrópole carioca. O resultado desse trabalho em conjunto também com universidades de região será apresentado no I Encontro Internacional Preparatório para o Congresso Mundial de Arquitetos da União Internacional dos Arquitetos (UIA) em 2020 no Rio de Janeiro (UIA2020RIO).

O IAB-RJ ficou responsável por promover, seminários, exposições e atividades que incentivem o debate sobre os temas levantados. Já a Câmara Metropolitana terá que disponibilizar informações adquiridas pelo Plano Diretor Urbano Integrado da Cidade Metropolitana do Rio de Janeiro, assim como todas as cartografias atualizadas e estudos aerofotogramétrico.

As universidades que subscreveram o acordo são a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ); os departamentos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); a Universidade Estácio de Sá; a Universidade Santa Úrsula; a Universidade Unigranrio; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, o Centro Universitário Metodista Bennett e a Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU-UFF). Elas deverão ofertar matérias eletivas relacionadas a metrópole do Rio de Janeiro.

“A sociedade precisa incorporar o tema metropolitano. O IAB, por tradição, lidera a discussão. Não é um assunto fácil. A parceria com as escolas de Arquitetura e Urbanismo do Estado e com o IAB poderá ampliar a discussão e colocar a metrópole na pauta da sociedade”, comentou o diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro. “Estamos falando de uma imensa cidade que envolve 21 municípios e tem quase 90 km de extensão Leste-Oeste e 60 km Norte-Sul. É um território abstrato, mas que precisamos construir uma identidade em torno dela”, afirmou o presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira.

O acordo terá duração de 36 meses e poderá ser prorrogado.



Destaques da Loja Pini
Aplicativos